sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Anorexia

Dizem que a desnutrição é um dos grandes males a ser combatido, quer pelos movimentos sociais ou mesmo políticas internacionais. Mas pouco dizem em torno de ajudar pessoas com Anorexia ou Bulimia.
Há pessoas que dizem que a vida é de cada um e que deve ser feito o que quiser. Um grande pensamento egoísta perante o conviver com os outros.
O que podemos pensar em relação aos anseios que temos quando nos tornarmos pais ou como pais projetando num futuro a frente o destino dos nossos filhos?
Uma mulher com um nível intelectual e inteligente, simpática, bonita e bem sucedida profissionalmente, era casada e soube que a primeira filha chegaria em oito meses. Foi uma festa para ambas as famílias e amigos mais próximos.
Como foi previsto, nasceu uma menina que foi crescendo e era a alegria dos familiares, mas havia um problema sério e que pouco foi notado. A mãe da garota tinha quadro de depressão forte e veio o divórcio para piorar toda a situação. O pai da garota, mesmo se separando ia visitar a filhas as vezes e nunca resolveu dar apoio a ex-esposa com a qual vivera uma vida conjugal boa e que por vicio caótico de trabalhar sem parar de ambos, foi um dos fatores que levou a separação.
A mãe da garotinha dava amor a ela quando pequena, mas devido ao problema de ser narcisista e receber alguns comentários infelizes da parte de amigos e familiares, aceitou a acreditar que a filha tinha feito mal ao corpo dela que já não estava como antes.
A mãe começa a rejeitar ou mesmo recusar o afeto da filha  e isso marcou a criança que era chamada de nomes ofensivos e culpada de coisa alguma que segundo a mãe em sua visão existia.  A criança perde em seu viver toda essência de infância que podia ter e em seu inconsciente para mostrar a mãe que ela estava errada, decide realizar um sonho que a mãe tinha de ser modelo.
Tudo aparentemente começa mudar, porque a mãe começa a se motivar de algum jeito, enquanto para o pai que constrói outra família e não dá uma atenção presente merecida, surge martírio tão grave quanto à depressão.
Devido a ansiedade de se tornar modelo, começa a fazer dietas absurdas e a tomar medicamentos laxativos para ter um corpo escolhido pela moda. Ela já adolescente se fixa nessa meta de ser a grande top model e devido à dieta começa emagrecer e adoece.
Uma doença muito ruim e avassaladora que hoje arrasa vidas inteiras de famílias, não somente de jovens bonitas aspirantes ao mundo da moda, mas de pessoas que por sofrerem traumas de origem familiar ou mesmo social, deixam de se alimentar e assim cultuar a magreza extrema do corpo.
O pior de tudo é que há pessoas ligadas ao vinculo profissional de escolher modelos e se achando acima de tudo e de todos, rebaixa a pessoa falando que ela deve fazer dieta extrema, que está acima do peso, que não serve pra profissão de modelo. Enfim desmerece e despreza pessoas que têm a vontade de realizar esse sonho de desfilar.
Infelizmente hoje se vê muitas pessoas com Anorexia e no mesmo infelizmente de se ver essas pessoas do jeito que estão ainda há o agravante de não querer acreditar que a pessoa está anoréxica.
O mais difícil ainda é que não bastasse a situação que citei acima dos que estão de fora acreditarem ver que a pessoa anoréxica não está doente, é que há grupos que incentivam a Anorexia e a Bulimia, os tais grupos Pró-Anas e que em vez de ajudar, só servem pra piorar ainda mais as coisas.
A Anorexia está espalhada pelo mundo inteiro e é muito triste. A história contada acima é apenas uma ilustração de uma das situações que podem levar a jovens e adultos a desenvolverem essa doença que vai definhando não somente o corpo, mas as esperanças e sonhos não só das pessoas com Anorexia, mas das pessoas ao seu redor e que gostam realmente delas pelo que elas são, sem mudança alguma.
Por meio desse simples texto quero conscientizar a cada um que ler, sobre a importância de ajudarmos as pessoas com Anorexia e Bulimia. Podemos salvar muitas vidas conversando de coração aberto, sabendo ouvir e ofertando calor humano que é o que pode ajudar a reverter essa situação.
Paz e Luz,
Rafael Piovesan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário